dobrar – Portuguese verb conjugation

Portuguese verb forms of dobrar

Nominal Forms

Infinitivo: dobrar
Participio: dobrado
Gerundio: dobrando

Cognates

See the 6 cognates of dobrar

Indicative

Present

eudobro
tudobras
eledobra
nósdobramos
vósdobrais
elesdobram

Perfeito

eutenho dobrado
tutens dobrado
eletem dobrado
nóstemos dobrado
vóstendes dobrado
elestêm dobrado

Imperfeito

eudobrava
tudobravas
eledobrava
nósdobrávamos
vósdobráveis
elesdobravam

Mais-que-perfeito

eutinha dobrado
tutinhas dobrado
eletinha dobrado
nóstínhamos dobrado
vóstínheis dobrado
elestinham dobrado

Futuro

eudobrarei
tudobrarás
eledobrará
nósdobraremos
vósdobrareis
elesdobrarão

Futuro anterior

euterei dobrado
tuterás dobrado
eleterá dobrado
nósteremos dobrado
vóstereis dobrado
elesterão dobrado

Pretérito

eudobrei
tudobraste
eledobrou
nósdobrámos
vósdobrastes
elesdobraram

Mais-que-perfeito

Subjuntivo

Present

eudobre
tudobres
eledobre
nósdobremos
vósdobreis
elesdobrem

Perfeito

eutenha dobrado
tutenhas dobrado
eletenha dobrado
nóstenhamos dobrado
vóstenhais dobrado
elestenham dobrado

Imperfeito

eudobrasse
tudobrasses
eledobrasse
nósdobrássemos
vósdobrásseis
elesdobrassem

Mais-que-perfeito

eutivesse dobrado
tutivesses dobrado
eletivesse dobrado
nóstivéssemos dobrado
vóstivésseis dobrado
elestivessem dobrado

Futuro

eudobrar
tudobrares
eledobrar
nósdobrarmos
vósdobrardes
elesdobrarem

Futuro anterior

eutiver dobrado
tutiveres dobrado
eletiver dobrado
nóstivermos dobrado
vóstiverdes dobrado
elestiverem dobrado

Conditional

Condicional

eudobraria
tudobrarias
eledobraria
nósdobraríamos
vósdobraríeis
elesdobrariam

Condicional perfeito

euteria dobrado
tuterias dobrado
eleteria dobrado
nósteríamos dobrado
vósteríeis dobrado
elesteriam dobrado

Imperativo

tudobra
eledobre
nósdobremos
vósdobrai
elesdobrem

Infinitivo Pessoal

Presente

dobrar
dobrares
dobrar
dobrarmos
dobrardes
dobrarem

Perfeito

ter dobrado
teres dobrado
ter dobrado
termos dobrado
terdes dobrado
terem dobrado

Translations

  • bend, to cause to shape into a curve
  • corner, automotive: to turn a corner
  • crinkle, to fold, crease, crumple, or wad
  • double, to multiply by two
  • double, to fold over so as to make two folds
  • dub, to replace soundtrack of a film with translation
  • fold, bend (thin material) over
  • fold, make the proper arrangement (in a thin material) by bending
  • round, to turn past a boundary
  • Synonyms & Antonyms

    Etymology

    Inherited from Late Latin dūplāre, from Latin dūplus. Compare Spanish doblar, French doubler, Italian doppiare. Doublet of dublar. See: Spanish 'doblar', French 'doubler', Italian 'doppiare'.

    Verbs referencing "dobrar"

    Spanish doblar, French doubler, Italian doppiare, Galician dobrar.

    Additional Information

    v. tr.
    virar, de modo que uma ou mais partes de um objecto fiquem sobrepostas a outra ou outras;
    fazer curvar;
    dar voltas a;
    enrolar;
    voltar;
    passar além de;
    tornar mais activo;
    (fig.) demover;
    induzir;
    modificar;
    coagir;

    v. intr.
    crescer outro tanto;
    multiplicar por dois;
    duplicar;
    tocar (os sinos);
    proceder com doblez;

    v. refl.
    ceder;
    aumentar;
    humilhar-se;

    ~ a cerviz:
    submeter-se à vontade de outrem;

    ~ a finados:
    tocar o sino pelo falecimento de alguém;

    ~ a língua:
    falar com respeito.

    Sample Sentences

    • [...] e moça, mas teimava em esconder os saldos da juventude, por mais que a natureza quizesse preserval -a da acção do tempo. Vivia mettida em um eterno vestido escuro, sem adornos, com um chale preto, dobrado em triangulo e abrochado ao peito por um camafeu. Os cabellos, em bandós, eram apanhados sobre a nuca por um velho pente de tartaruga; alguma vez trazia touca branca de fólhos. Lidava assim, com [...] (Dom Casmurro)
    • [...] de todo inutil. Só se ouviam, no silencio dos ares, ciciar perto os flexiveis sarandys, cujos finos caules encurvados pela correnteza do Paranahyba, a cada instante se reguem para logo se dobrarem, produzindo brandos zunidos de plangente harpa colia. (Ciganinha)
    • O bebê grunhiu novamente, e Alice olhou muito ansiosamente na direção do rosto dele para ver qual era o problema com ele. Não havia dúvida de que tinha um nariz bastante dobrado, parecendo mais um focinho que um nariz real; também os olhos dele eram extremamente pequenos para um bebê: em geral Alice não gostava da aparência de toda a coisa. " Mas talvez ele estava apenas [...] (Alice's Adventures in Wonderland)
    • Capítulo IX A História da Tartaruga Falsa " Você não consegue imaginar o quanto estou contente por te ver de novo, minha querida ! " disse a Duquesa, enquanto dobrou o seu braço afetivamente no de Alice, e saíram andando juntas. (Alice's Adventures in Wonderland)
    • [...] Só os relogios do ceu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pendulas nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos supplicios. Ha de dobrar o gozo aos bemaventurados do ceu conhecer a somma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim tambem a quantidade das delicias que terão gozado no ceu os seus desaffectos [...] (Dom Casmurro)
    • Cabral ouvia com gosto a repetição do titulo. Estava em pé, dava alguns passos, sorria ou tamborilava na tampa da boceta. O tamanho do titulo como que lhe dobrava a magnificencia, posto que, para ligal -o ao nome, era demasiado comprido; esta segunda reflexão foi tio Cosme que a fez. Padre Cabral acudiu que não era preciso dizel -o todo, bastava que lhe [...] (Dom Casmurro)
    • [...] o meu proprio calor. Queria lel -as outra vez, e lograva entender algum texto, tão recente como no primeiro dia, ainda que mais breve. Era um encanto ir por elle; ás vezes, inconscientemente, dobrava a folha como se estivesse lendo de verdade; creio que era quando os olhos me caíam na palavra do fim da pagina, e a mão, acostumada a ajudal -os, faziam o seu officio... (Dom Casmurro)
    • [...] esse accordo do interno com o externo, por palavras tão finas e altas que me commoveram; depois, a proposito da belleza moral que se ajusta á physica, tornou a falar de minha mãe, « um anjo dobrado », disse elle. (Dom Casmurro)
    • [...] mesmo, nada; mas o officio deste signal negativo é justamente augmentar. Um 5 sósinho é um 5; ponha -lhe dous 00, é 500. Assim, o que não vale nada faz valer muito, cousa que não fazem as letras dobradas, pois eu tanto approvo com um p como com dous pp. (Dom Casmurro)